‘Olho do ciclone’ poderá passar próximo à costa de Guaratuba nesta quarta feira (10)
- 10/08/2022
- 0 Comentário(s)

Entidades de monitoramento meteorológico nacionais e internacionais acompanham a formação da tempestade, vista como atípica por meteorologistas, pois tende a se formar mais ao Norte do habitual e muito próximo à costa, como afirma a MetSul Meteorologia.
O modelo alemão Icon, do Deutscher Wetterdienst, indica o centro do sistema (conhecido popularmente como ‘olho’) a Leste de Santa Catarina, passando pelos litorais de São Francisco do Sul, Itapoá, Guaratuba e migrando depois para o litoral de São Paulo. Os modelos norte-americano, o europeu e canadense aprofundam o ciclone entre os litorais do Paraná e São Paulo.
A formação e posicionamento do ciclone é vista como incomum, pois estas tempestades tendem a se formar na costa da Argentina e junto à região do Prata, e mais distantes da costa, ao contrário deste ciclone que forma-se muito rente à costa catarinense.
O Instituto Nacional de Meteorologia classifica o grau de severidade dos ventos costeiros como ‘grande perigo’. A entidade alerta que os ventos serão constantes, com início das 10h da manhã de terça-feira (9), até as 23h de quarta-feira (10).
- Desligue aparelhos elétricos e quadro geral de energia;
- Em caso de enxurrada ou similar, coloque documentos e objetos de valor em sacos plásticos;
- Em caso de situação de grande perigo confirmada: procure abrigo, evite permanecer ao ar livre;
- Obtenha mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).
Fonte: Jornalista Herison Schorr