Governador lançou nesta sexta-feira (1) o edital de contratação integrada dos projetos e da construção da Ponte de Guaratuba
- 01/07/2022
- 0 Comentário(s)

Duas pontes, que garantem a integração nos dois extremos do Paraná, marcam o que tem sido a gestão de Carlos Massa Ratinho Junior no Estado: um governo de grandes obras. O governador lançou nesta sexta-feira (1) o edital de contratação integrada dos projetos e da construção da Ponte de Guaratuba, uma demanda histórica do Litoral. Do outro lado do Estado, na região o Oeste, a Ponte de Integração Brasil-Paraguai será a segunda ligação de Foz do Iguaçu com o País vizinho. Iniciado nesta gestão, o projeto já chega a 84% de execução.
De Leste a Oeste e de Norte a Sul do Paraná, os projetos de infraestrutura executados pelo Governo do Estado vão resolver gargalos logísticos que perduram há décadas. “Assim que assumi o governo, pedi à minha equipe para que levantasse todos os projetos aguardados há mais de 30 anos pela população, mas que não saíam do papel. Agora, em três anos e seis meses de gestão, tenho orgulho de mostrar todas essas realizações”, destacou Ratinho Junior. “Temos a oportunidade de fazer uma grande transformação logística no Estado”.
“Fizemos aquilo que faltou durante 30 anos, que foi a elaboração dos projetos executivos e dos estudos básicos para viabilizar a ponte e outras grandes obras. Por isso, estamos conseguindo tirar do papel”, afirmou.
Segundo o governador, a obra da ponte resolver não apenas um problema de agora, mas dos próximos 30 ou 40 anos. “É uma obra completa, com quatro pistas, ciclovia nos dois lados, área de pedestre e uma iluminação cênica, porque ela será um cartão postal”, disse. “Este não é um projeto de Guaratuba ou de Matinhos, mas de todo o Paraná. É uma realização da sociedade que elegeu esse projeto como prioritário para o desenvolvimento integral do nosso Estado”.
O secretário estadual da Infraestrutura e Logística, Fernando Furiatti explicou que, assim que forem concluídos os processos licitatórios e assinada a ordem de serviço, a obra deve ser concluída em 24 meses, incluindo os seis meses de projetos. “Com a nova legislação federal, pudemos destravar esse projeto e a empresa vencedora poderá emitir a licença prévia, o que representa uma inovação para as obras públicas do Paraná”, disse.
LITORAL – O anúncio da construção da nova ponte, que deve reduzir o tempo médio de travessia da Baía de Guaratuba dos mais de 30 minutos atuais para apenas dois minutos, é feito menos de uma semana depois do início de outra obra emblemática que já muda a paisagem do Litoral paranaense. No último sábado (25), foi iniciada a etapa de dragagem da revitalização da Orla de Matinhos, com a ampliação da faixa de areia desde Caiobá até o Balneário Flórida, que terá de 70 a 100 metros de largura.
“É um complemento de um projeto que fazemos para o Litoral como um todo, com investimento na Orla de Matinhos, que está um sucesso e representa uma transformação para a região. O número de empresas com interesse de construir hotéis, pousadas e restaurantes no Litoral já aumentou muito nas últimas semanas”, ressaltou o governador.
O prefeito de Guaratuba, Roberto Justus, destacou que a obra beneficia não apenas os moradores da cidade, mas todos os paranaenses, principalmente aqueles que aproveitam as praias da região durante a temporada. “É a obra do pessoal da Região Metropolitana de Curitiba que vai muito ao nosso Litoral, obra dos veranistas que têm casa lá e também do nosso povo, que sofre diariamente com a travessia”, disse.
“Quando falamos de desenvolvimento, falamos de sustentabilidade. A ponte sobre a Baía de Guaratuba é emblemática, ela marca a gestão do Ratinho Junior e marca essa postura de desenvolvimento sustentável do Estado do Paraná”, afirmou Justus.